sábado, 7 de março de 2015



As ações educativas do Museu têm se preocupado em sensibilizar o público (estudantes ou não), para percepção deste espaço cultural como um lugar de produção do conhecimento e encontro com outras formas de pensar a cidade, através do encontro de gerações, de gênero, de etnias, enfim, culturas diversas podem se (re) conhecer neste espaço.


Especialmente a perspectiva de educação patrimonial, realizada através da caminhada histórica, pretende alterar a relação dos espaços cotidianos que são apenas espaços de trânsito, com relação apenas de uso (seja para trabalho, para comércio, para atividades fins) e sensibilizar para o valor simbólico embutido nas construções, edifícios, praças, monumentos, ruas e personalidades que nomeiam estes lugares. O reconhecimento dessas memórias oportuniza um esgarçamento do tempo presente, pois o “presentivismo” impede um olhar sensível, reflexivo e identificador de si e do outro.


A possibilidade de ampliar a apropriação dos espaços cotidianos do centro pode promover, além de um reconhecimento histórico e identitário, o respeito e o sentido de preservação patrimonial, pois só se preserva aquilo que se conhece.


Após uma década de existência, o Museu da Cidade ainda está gestando sua própria identidade, como todos processos culturais, isto é algo que demando um ritmo vagaroso, o tempo desta gestação está condicionado ao seu parceiro: o público. Ainda há muito o que fazer para esta instituição estar de fato atrelada às relações com a cidade, através da sua memória e sua contemporaneidade, este é o desafio posto na reflexão de seus dez anos.

O QUE OFERECE HOJE?


  • exposições itinerantes (acervo);
  • caminhada histórica e city tour;
  • encontros com a cidade (ciclo de palestras e debates);
  • publicações;
  • oficinas;
  • rodas de capoeira aos sábados das 10:00h às 12:00h;
  • encontro de violeiros aos sábados das 14:00h às 18:00h.

Comente com o Facebook:

VÍDEOS NO YOUTUBE

SIGA A ASSOCIAÇÃO NO FACEBOOK

USE OS BOTÕES À DIREITA PARA COMPARTILHAR NO FACEBOOK, TWITTER E GOOGLE+ OU PARA IMPRIMIR AS PÁGINAS